Detalhar som

Classificação Científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Subordem: Passeri
Parvordem: Passerida
Família: Troglodytidae
 Swainson, 1831
Espécie: M. marginatus

Nome Científico

Microcerculus marginatus
(Sclater, 1855)

Nome em Inglês

Scaly-breasted Wren


Estado de Conservação

(IUCN 3.1)
Pouco Preocupante

Fotos Sons

Uirapuru-veado

Também conhecido como flautista-da-mata, o uirapuru-veado é um Passeriforme da família Troglodytidae.

Nome Científico

Seu nome científico significa: do (grego) mikros = pequeno; e kerkos = cauda; e do (latim) marginatus, marginare = marginado, com margem, bordado, com borda, borda. ⇒ (Ave) bordada com cauda pequena.

Características

Mede cerca de 11 cm de comprimento. Adultos de coloração marrom escuro uniforme nas partes superiores, e branco nas partes inferiores. Laterais do corpo e baixo ventre mesclados de marrom, formando estrias ou barras. Asas com pequenas pontas brancas, formando uma linha quase imperceptível. Os jovens apresentam o peito branco mesclado de marrom ( as ssp. a oeste do Andes apresentam esse padrão também nas aves adultas ). Sexos semelhantes. Pernas relativamente longas e rabo curto. A população da região de Parauapebas apresenta um colorido diferente das demais regiões ao sul do Amazonas, com o peito mais mesclado de marrom e pouco branco. Embora seja a mesma ssp. para toda região ao sul do rio Amazonas, esta padronagem é mais semelhante à das ssp. que ficam a oeste do Andes e no norte da América do Sul. Canto belíssimo e inconfundível, do timbre de uma flauta, esse canto sofre grande variação entre as ssp. e mesmo de uma região para outra para a mesma ssp.

Subespécies

Possui cinco subespécies reconhecidas:

Alimentação

Hábitos alimentares…

Reprodução

Hábitos reprodutivos…

Hábitos

É comum no sub-bosque de florestas úmidas, com preferência por locais com densos emaranhados de vegetação à margem de igarapés. Vive solitário e não participa de bandos mistos. Anda e corre no solo a passos largos, balançando o corpo ligeiramente. Ouvido com freqüência muito maior do que observado.

Distribuição Geográfica

Presente em grande parte da Amazônia brasileira, ao sul do Rio Amazonas. Encontrado também na Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia.

Referências

Galeria de Fotos